Filme: "Trama Fantasma (2017)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, fevereiro 17, 2018

Filme: "Trama Fantasma (2017)"

"É reconfortante pensar que os mortos estão vigiando a vida."

"Phantom Thread" é um ótimo filme do cineasta Paul Thomas Anderson, que também escreveu o roteiro. Lançado em 2017, o filme ganhou o Oscar como Melhor Figurino e foi indicado à Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Musical. Foi indicado ao BAFTA nas categorias de Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora Original e venceu como Melhor Figurino.

A trama se passa na glamourosa Londres dos anos 50. Somos então convidados a entrar no mundo de Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis), renomado costureiro do mundo da alta costura, que juntamente com sua sua irmã Cyril (Lesley Manville) estão no centro da moda britânica, vestindo a realeza, estrelas de cinema, herdeiros, socialites, debutantes e damas com o distinto estilo da Casa de Woodcock.
Reynolds é um homem soberbo e arrogante que trata seus empregados como pessoas insignificantes. No entanto, guarda um tufo de cabelo da mãe falecida no forro do paletó, na esperança de tê-la por perto.
Certa manhã, durante o café em um hotel, ele percebe a presença de uma jovem garçonete. Em um primeiro momento, ela chama sua atenção por ser bastante desastrada. A moça se chama Alma (Vicky Krieps), ele então a convida para jantar, e após uma conversa agradável, Reynolds a leva para seu ateliê.
E assim ele a transforma em manequim para seus vestidos. Porém, Reynolds vê sua vida minuciosamente planejada ser modificada drasticamente. Os dois se apaixonam, mas passam boa parte do tempo em discussões severas e voltando atrás em seguida.
"Trama Fantasma" é um filme sobre moda, mas acima de tudo, é sobre dominação. Reynolds é um homem que vive para o trabalho, ele não perde tempo com coisas insignificantes como o amor, até Alma aparecer em sua vida. Ela é diferente das outras mulheres que foram suas musas. A moça não se deixa ser controlada por ele, isso a transforma em um enigma e é o que sustenta a relação.
A estética do filme é belíssima e os diálogos são refinados. É interessante ver que por trás da cortesia os personagens se odeiam. "Trama Fantasma" mostra o quanto é desgastante viver em uma relação tóxica. Quanto mais tempo Reynolds e Alma passam juntos, menos saudável se torna esse relacionamento. Vemos gestos de gentileza envoltos de agressividade. 
"Trama Fantasma" não é um filme fácil de ser assistido, também não é um filme que agradará a todos, há um clima sombrio rondando esse mundo de glamour, com seus personagens efêmeros, ressentidos e desejosos de algo que nem eles mesmos sabem o que é. O espectador se depara com olhares vazios de pessoas que vivem como fantasmas, numa trama onde a aparência se sobressai à essência.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 130 minutos
Categorias: Drama, Romance
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 9,3