Filme: "O Tempo e o Vento (2012)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, dezembro 22, 2013

Filme: "O Tempo e o Vento (2012)"

O Tempo e o Vento
"Fiar, chorar e esperar, este é o destino das mulheres da família."

Quando decidi assistir esse filme, estava receosa, pois as produções nacionais sempre deixam a desejar e pensei que fosse apenas mais um filme bonito, mas me surpreendi, o filme é maravilhoso. Conseguiu prender a minha atenção do início ao fim.

"O Tempo e o Vento" é baseado na trilogia de Érico Veríssimo, mas foram usados apenas os primeiros para compor o filme. Um dos melhores filmes nacionais de 2013, foi dirigido por Jayme Monjardim.

O filme narra a trajetória dos Terra-Cambará e sua rival, os Amaral. Essa rivalidade teve início nas Missões e durou até o final do século XIX, foram 150 anos de inimizades. Acompanhamos a história de Ana Terra (Cléo Pires), que se apaixonou perdidamente por um mestiço, mas esse amor proibido teve um fruto e como naquela época, a honra se lavava com sangue, Ana acaba ficando sem seu grande amor.
O Tempo e o Vento
Alguns anos depois outra tragédia se assola sobre a família de Ana Terra e ela decide recomeçar a sua vida com seu filho na recém-fundada Santa Fé. Ela é acolhida pelo fundador Coronel Amaral (José de Abreu) e se torna a melhor parteira da cidade.

O tempo passa e certo dia chega em Santa Fé um forasteiro, Capitão Rodrigo Cambará (Tiago Lacerda). 
O Tempo e o Vento
Ele conhece Bibiana (Marjorie Estiano), neta de Ana Terra e se apaixona loucamente pela jovem. Após quase morrer num duelo covarde, o Capitão consegue se casar com a sua amada.
O Tempo e o Vento
Eles vivem um amor que atravessa o tempo e ultrapassa o vento. Uma das mais belas histórias de amor que já existiu, rodeada por guerras e lutas, tudo passou, menos o amor que Bibiana sentia pelo seu Capitão Rodrigo.
O Tempo e o Vento
Os relatos de Bibiana (Fernanda Montenegro) já idosa são emocionantes. Fernanda tem uma maestria perfeita e conduz a sua personagem lindamente, a forma com que ela se expressa deixa o filme repleto de poesia e encantamento. Fernanda Montenegro é sem dúvida uma das melhores atrizes do mundo.

E o que falar do Capitão Rodrigo, esse personagem foi feito sob medida para o Tiago Lacerda, ele interpretou perfeitamente, e as cenas mais lindas do filme são de Fernanda e Tiago.

Agora algo me chamou a atenção nesse filme, Fernanda Montenegro fez Bibiana idosa e Marjorie Estiano fez Bibiana jovem, mas as duas se intercalam no personagem, o mesmo olhar, o jeito, a douçura nas palavras, parecia mesmo que estávamos vendo Bibiana idosa, é difícil não notar a semelhança entre as duas.

Com imagens deslumbrantes, elenco de primeira e um roteiro muito bom (pois não é fácil adaptar para o cinema uma obra tão complexa como é O Tempo e o Vento).  

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 115 minutos
Gênero: Guerra, Nacional, Drama, Romance
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,1