Filme: Pompéia (2014) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, março 07, 2014

Filme: Pompéia (2014)

Filme: Pompéia (2014)Antes de iniciar o texto sobre o filme, vou descrever um pouco sobre a história de Pompéia como se estivesse vivendo aquele momento...

"Pompéia foi uma das cidades mais influentes da Itália, grande produtora de vinho e azeite, estava no auge do seu esplendor com a construção de vários prédios públicos. No entanto, seus 20 mil habitantes nem imaginavam o destino trágico que teriam. A programação para o dia 24 de agosto de 79 d.C estava toda organizada. Era um dia de muita festa, um grupo de teatro viajou de Roma até Pompéia para fazer uma apresentação no Grande Teatro. Os preparativos se iniciaram de manhã, padeiros e doceiros se dirigiam às arquibancadas, os bares da Antiguidade estavam todos abertos, muita bebida e comida para todos os habitantes e também para os visitantes. 

O dia estava perfeito, sol e muito calor. Até que todos ouvem uma explosão, seguida de um pequeno terremoto. De início, o susto, mas como era dia de alegria e praticamente toda a população estava pelas ruas, todos queriam se divertir. Mas algo terrível se anunciava, o topo do grande Monte Vesúvio havia se partido em dois e uma coluna de fogo começa a surgir. Ninguém estava compreendendo o que estava acontecendo, mas sabiam que o Vesúvio estava adormecido por 900 anos.

Filme: Pompéia (2014)
Começa a agitação, uma tentativa em vão de fugir de algo que ninguém conseguiria escapar. A fúria de Vesúvio lança uma chuva de projéteis: pedras-pomes, lapíli e rochas extremamente quentes caiam sobre a cidade, anunciando a sua destruição. Em poucos instantes as ruas se esvaziaram, todos buscam proteção em casas e abrigos. Em 20 minutos a cinza cobre a cidade com mais de 2 metros de escórias. E de repente, tudo se acalma, surge uma esperança. Do Vesúvio sai apenas fumaça. Era aguardar mais algumas horas e tudo voltaria ao normal. E duas horas se passam desde a primeira explosão, e às 13 horas do dia 24 de agosto de 79 d.C, o Monte Vesúvio mostrou a sua pior face, lentamente, o magma vulcânico se derrama por toda a bela Pompéia, o dia se fez noite, uma fumaça negra cobre a cidade.
Filme: Pompéia (2014)
E a pior catástrofe da antiguidade acontece, 16 mil habitantes morreram, milhares de pessoas morrem instantaneamente, tendo seus corpos petrificados, mas a maioria dos habitantes perderam a vida de forma lenta, intoxicados pela fumaça tóxica do Vesúvio, era como engolir bolinhas de fogo, queimava os pulmões e aos poucos paralisava a respiração. Muitos moradores de Herculano também perdem a vida devido o vento soprar os vapores tóxicos. Vinte séculos se passaram, e ainda podemos sentir o desespero daquelas pessoas ao observar os corpos moldados pelo momento exato em que foram atingidos pela lama vulcânica."
Filme: Pompéia (2014)
"Pompeii" é um filme tenso, pois relata os últimos momentos dos habitantes da cidade de Pompéia. Alguns críticos elogiaram, outros tantos difamaram o filme, mas o grande público aprovou essa história épica. Dirigido por Paul W.S. Anderson, foi uma das estreias mais aguardados de 2014. Inicialmente, assistimos o assassinato de muitas famílias celtas, mas uma criança sobrevive que é escravizada. Anos mais tarde, Milo (Kit Harington) se torna um valente gladiador.
Filme: Pompéia (2014)
O jovem gladiador está sendo levado para lutar em Pompéia, pois o evento seria uma das festividades da cidade. Nessa viagem ele acaba conhecendo Cassia (Emily Browning) e nasce um lindo, porém, proibido amor entre eles.
Filme: Pompéia (2014)
Ao chegarem em Pompéia, Cassia vai rever sua família e o celta Milo é levado para uma masmorra. Nesse local ele conhece o gladiador Attico (Adewale Akinnnuoye-Aqbase), com quem terá que lutar no dia seguinte. 
Filme: Pompéia (2014)
E ao raiar do dia 24 de agosto de 79 d.C. se iniciam os preparativos para as festividades. As ruas estão lotadas de pessoas, todos estão felizes e se divertindo e eis que ouvem uma explosão, seguida de um pequeno tremor de terra. Todos ficam assustados ao observarem uma coluna de fumaça saindo do Monte Vesúvio. 
Filme: Pompéia (2014)
As horas passam e os habitantes de Pompéia tentam se proteger em suas casas e abrigos, muitos tentam fugir pelo mar, mas a erupção se inicia e agora já é tarde demais para todos. Vesúvio libera rios de lava por toda a cidade. Em meio a todo esse caos, Milo tenta desesperadamente salvar a sua amada Cassia. No entanto, seria impossível lutar contra a fúria da natureza...
Filme: Pompéia (2014)
"Pompéia" é um épico eletrizante, as cenas são perfeitas e as atuações muito boas, porém, o maior protagonista do filme são os efeitos especiais. A fuga desesperada das pessoas causa uma adrenalina sem igual, terminei de assistir o filme com dor no corpo todo por causa da tensão que senti. Os momentos finais são angustiantes e dói pensar que retrata um evento real, ocorrido a quase 2000 mil anos. 
Filme: Pompéia (2014)
No entanto, Vesúvio não está adormecido e segundo especialistas, as grandes erupções deste vulcão ocorrem a cada 2000 mil anos, portanto, pode acontecer a qualquer momento. O mais triste nisso tudo é que hoje não existe apenas 20 mil habitantes ao redor do Monte Vesúvio, mas sim, 3 milhões de pessoas convivendo com o perigo e para evacuar toda essa população seriam necessários quatro dias, mas Vesúvio é cruel.
Filme: Pompéia (2014)

Duração: 115 minutos
Gênero: Aventura, Épico, Drama, Ação, Histórico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,1
Classifico como: Tenso, Doloroso