Filme: "A Árvore da Vida (2011)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, outubro 06, 2014

Filme: "A Árvore da Vida (2011)"

A Árvore da Vida
"Existem duas maneiras de se viver. A maneira da Natureza e a maneira da Graça. Nós temos que escolher qual seguir."

"The Tree of Life" é um filme bem complexo, pois as interpretações podem ser as mais variadas, envolvendo filosofia, família, metafísica, religião, solidão, traumas e medo do desconhecido.

Apesar de ser odiado por muitos, eu gostei bastante deste filme. Visualmente é belíssimo e sua poesia provoca reflexões sobre a nossa própria existência. Despertou inúmeras sensações, algumas agradáveis e outras nem tanto, mas confesso, assisti duas vezes para conseguir entender a lógica deste filme.
A Árvore da Vida
Este premiado filme no Festival de Cannes (ganhador do Palma de Ouro) foi dirigido por Terrence Malick e recebeu indicações ao Oscar 2012 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Fotografia.

A trama gira em torno de uma família da década de 50, que mora no Texas. E através de imagens surrealistas sobre a origem da vida na Terra, vamos acompanhando as alegrias e tristezas que banham essa família.
A Árvore da Vida
A história tem início quando a Sra. O'Brien (Jessica Chastain) recebe um telegrama sobre a morte do filho, e seu marido, o Sr. O'Brien (Brad Pitt) recebe um telefonema relatando o fato ocorrido com seu filho. Nesse momento, a família inteira é tragada por uma dor sem fim.
A Árvore da Vida
O tempo passa e Jack O'Brien (Sean Penn), filho mais velho do casal, questiona-se sobre a vida moderna, e pensa no irmão falecido todos os dias.
A Árvore da Vida
Ao ver uma árvore sendo plantada na frente do prédio onde trabalha, Jack começa uma reminiscência sobre a vida. Nesse momento, ocorre um corte na história e passamos a ver imagens reproduzindo a formação do Universo, galáxias se expandem e planetas se formam. Na Terra, os micróbios surgem.
A Árvore da Vida
Voltamos à família no seu passado, quando o jovem casal O'Brien está completamente encantado com a chegada do primeiro filho, Jack. 
A Árvore da Vida
Logo vem o outros filhos e a trama centraliza na adolescência de Jack. Acompanhamos os entraves de Jack e seu pai, um homem autoritário, que tenta equilibrar o dever paternal com o amor que sente pelos filhos.
A Árvore da Vida
O Sr. O'Brien lamenta não ter se tornando um músico famoso e passa um grande tempo da vida viajando à trabalho. Nesse tempo, Jack e seus irmãos desfrutam da liberdade que a mãe deles proporciona.
A Árvore da Vida
No entanto, a empresa em que O'Brien trabalha entra em falência e ele tem que se mudar, isso provoca reflexões profundas, fazendo esse pai pedir perdão para Jack, se reconciliando com o filho.
A Árvore da Vida
Voltamos para a fase adulta de Jack, onde ele caminha em direção ao final de sua vida.
A Árvore da Vida
Tentar entender o filme "A Árvore da Vida" é a mesma coisa que tentar compreender a nossa própria existência e todos os seus mistérios, não encontramos respostas exatas.
A Árvore da Vida
Enquanto as belíssimas imagens são apresentadas, percebemos que o passado e o presente de Jack se misturam, numa busca incansável por aquilo que sempre desejou ser e nunca conseguiu.
A Árvore da Vida
Sim, é um filme complexo, mas a nossa existência é complexa, os relacionamentos durante toda a nossa vida são complexos. E "A Árvore da Vida" é a ligação de toda essa complexidade, mostrando toda a beleza que existe e a solidão que as pessoas sentem diante da Natureza e da Graça.
A Árvore da Vida
E realmente, essa obra-prima deve ser assistida mais de uma vez, não para encontrar compreensão lógica entre os fatos apresentados, mas sim, sentir e refletir sobre quem somos diante do Universo.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 139 minutos
Categorias: Fantasia, Drama
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 9,7