Filme: "Footloose - Ritmo Louco (1984)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, abril 11, 2015

Filme: "Footloose - Ritmo Louco (1984)"

"Ninguém dança nesta cidade?"

"Footloose" é um marco da cultura pop oitentista, juntamente com "Flashdance" e Dirty Dancing". Não é um grande filme, mas traduz muito bem o significado de eferverscência, agitação, e claro, muita dança imergindo de cada poro corporal dos jovens da década de 80. 

O filme é basicamente um videoclipe de 107 minutos, com canções inesquecíveis, que ao ouvirmos, sentimos vontade de sair dançando pela casa. Produzido com apenas oito milhões de dólares, faturou por volta de 80 milhões de dólares, sendo um sucesso de bilheterias.

Foi dirigido por Herbert Ross e seu lançamento aconteceu em 1984. Recebeu indicações ao Oscar, pelas canções Footloose e Let's Hear It for the Boy, ambas concorrendo na categoria  de Melhor Canção Original.
Na trama, conhecemos a história do jovem Ren McCormick (Kevin Bacon) que acaba de se mudar para uma cidade pequena onde a moral rígida de seus habitantes, chega a ter conotações medievais, afinal, existe uma lei que proíbe a dança.
O pastor da cidade (Shaw Moore), juntamente com um grupo de conselho formado por moradores, decidiram que dançar influenciava negativamente os jovens, levando-os a agirem por impulso, sem senso de responsabilidade.
Diante desse fato, os jovens reprimidos da cidade, ou se entregavam a apatia, ou fugiam para outras localidades, e assim, usufruir do que é inerente à juventude, divertir-se e permitindo-se um pouco de irresponsabilidade.
Porém, Ariel (Lori Singer) a filha do pastor, é o maior exemplo da jovem reprimida e rebelde que faz de tudo para chamar a atenção do pastor. 
Ren é inteligente e desembarca de Chicago, adora dança, ousa contestar esta moral rígida, e enfrenta todas as pessoas moralistas da cidade. Ele tenta organizar uma festa para os formandos do último ano, mas acaba se apaixona justamente pela filha do pastor e terá de convencê-lo a repensar sobre a proibição.
 "Footloose - Ritmo Louco" é um filme leve, contagiante e com músicas perfeitas. Vale a pena rever esse oitentista musical.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 107 minutos
Gênero: Musical, Drama, Romance
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 8,5