6 de junho de 2015

Textual description of firstImageUrl

Filme: "Os 39 Degraus (1935)"

"Você já ouviu falar dos 39 Passos?"

"The 39 Steps" é considerado o maior expoente da fase inglesa de Alfred Hitchcock. Sobretudo, é um momento em que o cineasta estabelecia um caminho único, que mais tarde se consagraria como seu. 

Este filme marca a volta de Hitchcock filmando um thriller de espionagem e desta vez adaptava para o cinema o romance homônimo de John Buchan. O lançamento do filme aconteceu em 1935.

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu perfil no VK para quem desejar assistir online ou fazer download.

Tudo começa quando um turista, Hannay (Robert Donat), assiste a uma série de números num teatro de Music Hall, e o vê terminar abruptamente com o disparar de dois tiros, sendo abordado por uma mulher que lhe pede que a leve para casa. Essa mulher é Annabella Smith (Lucie Mannheim).
A misteriosa Annabella confessa ser uma agente secreta e está sendo perseguida por causa de um segredo que tenta evitar que saia do país. Porém, durante essa mesma noite, a mulher é assassinada e Hannay começa a temer pela sua própria vida.
Envolvido no mistério, Hannay tem que correr contra o tempo para descobrir a verdade. Só que ele está sozinho na investigação, além de fugir da polícias e dos criminosos. Hannay segue pistas que não compreende e enfrenta riscos inesperados.
Hannay decide que a única forma de provar a sua inocência é descobrir os segredos por detrás da rede de espiões conhecidos como 'Os 39 Degraus'. Mas, ele se envolve em situações inusitadas após ser algemado a Pamela (Madeleine Carroll). Juntos, esse casal faz surgir cenas hilárias. Além do mais, o desfecho do filme é apoteótico.
"Os 39 Degraus" acumula pequenos episódios dentro da trama e vai construindo uma história de tensão e suspense. Pode-se dizer que este filme é um precursor do gênero Film-Noir, mesmo que o gênero só ficasse oficializado em 1941.
"Os 39 Degraus" foi um dos maiores sucessos de Hitchcock da época e, continua sendo, visto que, é citado nas listas dos melhores filmes britânicos de todos os tempos. Teve várias remakes, mas sem a mesma relevância desta versão hitchcockiana de 1935. 
Mesmo se passando várias décadas de lançamento, o filme consegue prender a atenção do espectador como se fosse um filme contemporâneo. Recomendo!

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 86 minutos
Categorias: Thriller, Suspense, Mistério, Clássico, Domínio Público
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,2

Nenhum comentário: