Filme: "Monstros (1932)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, novembro 04, 2014

Filme: "Monstros (1932)"

"Nós a aceitamos, como uma de nós."

"Freaks" é provavelmente, um dos filmes mais polêmicos da história do cinema. Foi dirigido por Tod Browining, mesmo diretor de "Drácula". Mas ao ser lançado em 1932, a reação do público foi de repulsa. Teve uma mulher que acusou o filme de ter provocado um aborto espontâneo durante a sessão de cinema. Diante de todo o reboliço em torno do filme, este recebeu um corte de 30 minutos, os quais jamais foram recuperados, restando apenas 60 minutos da película. Outra questão que chama muito a atenção, foi a proibição do filme mundialmente por mais de 30 anos, sendo redescoberto nos anos 60 pelos cinéfilos e atualmente é considerado um Clássico Cult.

A trama se passa em um circo, porém, na década de 30 o circo era muito diferente do que conhecemos nos dias de hoje, ao invés de artistas e diversão, havia pessoas que possuíam algum tipo de deficiência física e mental, consideradas 'aberrações' que divertiam o público.
Nesse circo havia um bela trapezista, Cleopatra (Olga Baclanova) que mantinha um caso secreto com Hércules (Henry Victor), domador de animais. Ambos são considerados belos, perfeitos e normais.
Monstros
No entanto, Cleopatra é a ganância em forma de pessoa, e acaba descobrindo que Hans (Harry Earles), um anão que trabalha no circo, irá receber uma grande fortuna. 
Monstros
A trapezista e seu amante começam a arquitetar um plano maquiavélico para ficar com o dinheiro de Hans. Cleopatra seduz o rapaz, faz ele abandonar a noiva e casar com ela, e para eliminar o anão da sua vida, ela decide envenená-lo em doses homeopáticas.
Monstros
Já na festa de casamento, a trapezista mostra toda a sua maldade, humilhando Hans e expulsando todos os amigos freaks do seu marido da festa.
Monstros
Mas Cleo e seu amante não imaginavam é que havia um código de proteção mútua entre todos que eram considerados 'aberrações', pois somente assim, eles se defenderiam das ofensas e maus tratos. Após descobrirem os planos da trapezista e do domador, o casal pagará muito caro pelo mal cometido contra Hans.
Monstros
"Monstros" é um filme real, sobre personagens reais. Talvez esse seja o filme que mais expôs a realidade além do 'natural',  pois cerca de 90% do elenco possuía algum tipo de deficiência física ou mental. 
Monstros
Em meados do século XVII era comum os donos dos circos, usar pessoas com algum tipo de deficiência para ganhar dinheiro, podemos ver isso bem detalhado no filme "O Homem Elefante" de David Lynch. E  "Monstros" se tornou um clássico, não por motivos de técnicas, mas sim, pela ousadia inexistente até então.
Monstros
"Monstros" é um filme para poucos, pois somente pessoas dotadas de profunda sensibilidade serão capazes de observar essa obra-prima, que desde o seu lançamento carrega o preconceito e o desprezo. Esse filme incomodou e ainda incomoda muitas pessoas que se consideram perfeitas, mas que possuem um caráter cheio de deficiências. O filme possui conteúdo social forte e reflexivo para uma sociedade que ainda considera pessoas normais, apenas aquelas que são ditas perfeitas fisicamente.
Monstros
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 90 minutos
Categorias: Drama, Terror, Clássico, Cult, Domínio Público
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 10,0